top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

A interação que gera resultados



A interação entre o Lar da Menina Pe. Paulo Farina, mantido pela Fundação Lucas Araújo, e os pais das crianças, é fortalecida no dia a dia. No último mês, familiares das integrantes das turmas de teatro visitaram a Entidade e participaram das oficinas oferecidas. As aulas fazem parte do projeto O Poder da Transformação, que é uma parceria da Fundação Lucas Araújo e do grupo Ritornelo de Teatro.


De acordo com os participantes, foram momentos de muita troca e alegria, com as atividades elaboradas pelas professoras Jandara e Daniela, integrando os pais dos alunos nas oficinas. As atividades desenvolvidas foram brincadeiras que estimulam o desenvolvimento cognitivo, concentração e memorização. As crianças aprovaram a ação, uma vez que tudo é trabalhado com ludicidade e de forma leve para gerar interesse nas crianças. “O objetivo é mostrar que é possível aprender e desenvolver as aptidões das crianças fazendo brincadeiras e jogos, e com a participação dos pais, as crianças participam e interagem mais.”, destaca a professora Jandara Rebelatto.


A participação nas atividades gerou fortalecimento das ligações familiares. A mãe da aluna Isadora Gomes, 10 anos, conta que sua filha frequenta o Lar da Menina desde muito pequena e adora crescer aqui. Todas as atividades desenvolvidas contribuem para a concentração e responsabilidade da menina, e quando a mãe pode visitar as oficinas ela fica muito feliz. “Essa troca é muito importante pois assim entendemos melhor como funcionam as atividades com as crianças, e elas adoram nossa presença junto. Em casa percebi que anda mais responsável com as atividades diárias e a concentração, para fazer os deveres de casa, melhorou muito também.” relata a mãe da Isadora, Cretian Cris Scariot.


Ao todo são mais de cinco oficinas ofertadas às crianças, todas com o objetivo de serem utilizadas como ferramenta de inclusão e acessibilidade às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As jovens e crianças participam das oficinas de teatro, dança, artesanato, música e percussão,informática e culinária. Todas as oficinas são pensadas no desenvolvimento individual de cada criança e adolescente, e é um trabalho que pretende se manter por muitos anos.


O projeto


O projeto O Poder da Transformação é apresentado pelo Ministério do Turismo e BSBIOS, tem o patrocínio da Comercial Zaffari e da Rede de Postos Buffon com a Realização da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Ao final do projeto, as oficinas de teatro apresentarão seus resultados. As jovens farão apresentações de suas performances, abertas à comunidade externa e familiares. Todas as apresentações serão acessíveis a todos os públicos, contando com tradução em libras.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page