A Oficina de Dança é uma das ferramentas oferecidas pela Fundação Lucas Araújo dentro do trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e sociais. Junto ao Lar da Menina Pe. Paulo Farina, a oficina é um espaço de aprendizado e diversão.
Além das coreografias aprendidas, as crianças e adolescentes que participam da atividade também acabam tendo noções de disciplina, respeito, organização, questões que, segundo a instrutora Fernanda Teixeira Lângaro, serão levadas para a vida toda.
Ela lembra que foi através da dança que conquistou muitas coisas e passou a se entender e a se respeitar, por isso, junto com as crianças, ela coloca a dança como uma forma de expressão de sentimentos. “Pela dança aprendi minhas capacidades e qualidades, que apesar dos desafios e das inseguranças, tinha muitas coisas boas. O que eu aprendi com minhas professoras, tento aplicar agora para as meninas. Aproveito para trabalhar questões como disciplina, respeito, organização, questões que elas vão levar para a vida”, ressalta.
Conforme Fernanda, para este ano, cada turma terá atividades específicas, pensadas nas individualidades. “Separei coreografias que contemplam as idades e as personalidades de cada turma. Com as maiores vou passar várias coreografias, atendendo vários ritmos e estilos musicais, também preparando elas para apresentações. Já para as menores, menos coreografias, mas trazer mais canções temáticas e que tenham eles tenham, para além de aprender algo, também se divertir”, explica.
A instrutora também ressaltou que, além das coreografias, a oficina sempre oferece espaços para conversas e momentos de escuta.
A Fundação oferece ainda oficinas de Artesanato, Capoeira, Culinária, Música, Teatro e Informática. As atividades ocorrem sempre no turno inverso ao da escola.
Comments