O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é foi lembrado no dia 18 de maio. Seu objetivo é mobilizar a sociedade brasileira e convocar o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A Fundação Lucas Araújo, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realizou diversas atividades envolvendo atendidos, funcionários e familiares.
Entre as ações as instituições e entidades que atuam no cuidado de crianças e adolescentes foram motivadas a decorar espaços com balões brancos e amarelos, usar as cores nas roupas escolhidas para o dia, distribuir materiais informativos para a população, distribuir flores brancas ou amarelas, em alusão à Campanha e promover rodas de conversa sobre a temática.
De acordo com a assistente social da Fundação, Camila Botesini, as crianças e adolescentes atendidas no Lar da Menina Pe. Paulo Farina confeccionaram flores de EVA que foram distribuídas, juntamente com cartões. Ela ressalta que o tema será trabalhado ao longo de todo o mês de maio.
Prevenção
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.
Denuncie
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.
Komentarji