
A Oficina de Informática desenvolvida pela Fundação Beneficente Lucas Araújo tem como proposta utilizar as ferramentas tecnológicas para promover o conhecimento, a formação e a transformação das adolescentes atendidas. Em um trabalho realizado recentemente, a monitora Marina Belani trabalhou o tema “família” com a turma do Lar da Menina Pe. Paulo Farina.
De acordo com Marina, a ideia foi trabalhar de forma globalizada, por meio de atividades especiais, os vários tipos de famílias, sejam mononucleares, monoparentais, homomaternais, homopaternais, entre outras. “É necessário trabalhar com as alunas os diferentes tipos de família, para que tenham conscientização de que todas são especiais e merecem respeito da forma que são. É de extrema precisão abordar e explicar o tema, principalmente antes de datas comemorativas, como o dia das mães e o dia dos pais”, frisa.
Marina acredita que a criança aprende quando atribui um significado, mas só atribuirá o significado quando se sentir incluída na tarefa. “Comemoraremos o dia das mães sim, mas precisamos incluir todos os tipos de família, pois, nem toda família é mononuclear, ou seja, composta por mãe, pai e filhos. Gosto de planejar minhas aulas tendo um olhar voltado para a realidade de cada criança, não simplesmente cumprir o papel cultural de comemorar uma data, mas sim, comemorar o que de fato é significativo para o indivíduo, de forma que, cada criança e família se sintam incluídos nas atividades, visando um futuro melhor, livre de preconceitos”, pontua.
Commentaires