top of page
  • comunicacao547

Fundação Beneficente Lucas Araújo celebra 96 anos

Maio é sempre especial para a ILPI São José e para o Lar da Menina Pe. Paulo Farina. O mês marca o aniversário da Fundação Beneficente Lucas Araújo, lembrado no dia 14. Para marcar o momento, crianças, adolescentes e idosos se juntam às equipes para celebrar em uma semana repleta de atividades.


A programação teve início no sábado, 11, com uma Missa especial e ao longo da semana algumas ações foram programadas para envolver todo o público interno, bem como a comunidade, familiares e parceiros. Conforme Luiz Costella, diretor da Fundação, embora o momento no Estado não seja de festas e comemorações, a Entidade optou por fazer alguns movimentos para não deixar a data passar em branco. Para ele, ao chegar aos 96 anos de atividades, a Fundação mostra a sua força e a sua importância na comunidade. “São mais de 100 anos do Testamento de Lucas de Araújo e neste mês, chegamos aos 96 anos de atividades aqui em Passo Fundo. Uma data significativa e que nos faz refletir sobre a importância da Entidade para Passo Fundo. Nosso trabalho diário e com muita dedicação, faz com que crianças e idosos tenham seu espaço, seu cuidado e sua representação”, destacou.





A Fundação atende mais de 130 crianças e adolescentes, sempre no turno inverso ao da escola, e mais de 60 idosos, em tempo integral. Diariamente são oferecidas mais de 550 refeições e o trabalho tem um impacto direto em mais de 200 famílias. Essa realidade impacta a vida da Isadora Gomes, 12 anos. Desde os 2 anos fazendo parte do Lar, ela destaca que mais do que um local, a Fundação é a extensão da sua casa. “Eu sou muito grata pela Fundação existir na minha vida. Aqui eu sou bem cuidada, convivo com minhas amigas e ainda aprendo com as oficinas de informática, dança, teatro, capoeira, artes e culinária. Levo isso pra casa e ajudo minha mãe”, relata.


A nossa história

A Fundação Beneficente Lucas Araújo é uma instituição que acolhe e protege crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social em Passo Fundo. A Entidade nasceu de um gesto de generosidade do Tenente Coronel Lucas José de Araújo, que em 1915, doou parte de suas terras para a criação de um “asilo para crianças órfãs e desvalidas” no município. Alguns anos depois, um grupo de senhoras chamado “Damas de Caridade” aceitou o desafio e fundou o asilo, que teve seus estatutos aprovados em 1928. Em 1934, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora se juntaram à obra, e desde 1971, se dedicam aos idosos na ILPI São José.


Hoje, a Fundação abriga o Lar da Menina Pe. Paulo Farina e a Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas São José, que atende crianças, adolescentes e idosos. A Fundação conta com o trabalho de colaboradores qualificados que doam seu tempo e talento para a causa





13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page