top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

Fundação Lucas Araújo capacita equipes do Cemani


Conhecida popularmente como Creche Noturna, o Centro Municipal de Atendimento Noturno à Infância, passará a atender na próxima semana


O Centro Municipal de Atendimento Noturno à Infância (Cemani), idealizado pela Prefeitura de Passo Fundo e executado em parceria com a Fundação Beneficente Lucas Araújo, inicia suas atividades na segunda-feira, dia 02 de março. Antes de receber às crianças, as equipes que atuarão na Entidade passam por uma semana intensa de capacitação, com palestras, debates e orientações. Na noite desta segunda (23/02), todos foram recebidos pela direção da Fundação e por membros da Secretaria Municipal de Educação.


Duas frentes de trabalho serão colocadas em prática para que as crianças de seis meses à seis anos possam receber o atendimento. As equipes contarão com monitoras coordenadoras, auxiliares, uma funcionária para a higienização, uma cozinheira, um porteiro e uma profissional da segurança do trabalho. No primeiro encontro, o diretor da Fundação, Luiz Costella, apresentou a Entidade e destacou a trajetória de cuidados com a vida de crianças e idosos. Para Costella, o desafio de cuidar de crianças no período noturno passa pelo empenho em valorizar esse caminho de carinho e respeito. “O maior patrimônio da Fundação são as histórias de vida e as pessoas que passaram e ainda vão passar pelas mãos dos profissionais comprometidos que temos aqui”, pontuou.


Ainda de acordo com o diretor, os encontros, que acontecerão ao longo da semana, têm dois objetivos propostos. Primeiro a capacitação de toda a equipe, incluindo direção e setores administrativos, e segundo, a busca da unidade entre as equipes que vão trabalhar, visando a qualidade das ações desenvolvidas.


Até sexta-feira, os novos colaboradores receberão informações sobre segurança do trabalho, com a engenheira Daniela Franciosi, noções de primeiros socorros e higienização de ambientes, com a enfermeira Maristela Chapuis; dicas sobre alimentação saudável na infância, com a nutricionista Vandressa Brisot. A capacitação também oferecerá dicas sobre recreação e a importância do brincar, com a recreacionista Simone Krobbe, reflexões sobre o sono, uso da chupeta e da mamadeira, com a fonoaudióloga Márcia Mahmud; além de interação através da equipe da Yoga do Riso e uma palestra sobre Relações afetivas na adaptação da criança em novo ambiente, com a psicóloga Carla Sesti. A Assistente Social da Entidade, Camila Bottesini trabalhará sobre a temática dos direitos da Criança e o ECA.


Parceria com a Prefeitura para atender uma demanda da comunidade


Presente na atividade o secretário adjunto de Educação de Passo Fundo, Roger Teixeira Borges destacou a história da Fundação e a sua credibilidade junto à comunidade. Para ele, a Prefeitura encontrou o lugar ideal para construir e consolidar a iniciativa. “O projeto, pensado pela prefeitura, encontrou na Fundação um ambiente adequado e seguro para o atendimento das crianças”, frisou.


Segundo a coordenadora do projeto junto à Prefeitura e coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação Infantil (SME), Fabiane Placedino, embora a ideia tenha nascido de uma proposta de governo, ela se firmou com pesquisas feitas na comunidade, apontando uma demanda crescente. “A partir deste projeto, apontamos como o primeiro município no Brasil a oferecer uma estrutura de atendimento noturno por 12 horas seguidas, promovendo assim, a construção de relações baseadas no carinho, no afeto e no respeito”, disse.


Encontro com os pais e início das atividades


Nos próximos dias SME, juntamente com a Fundação estará reunindo os pais e responsáveis pelas crianças já inscritas no Cemani. Na oportunidade será possível esclarecer dúvidas, além de conhecer as regras de funcionamento e as principais orientações para o andamento das ações. Um encontro com o Prefeito Luciano Azevedo também fará parte do início das atividades na próxima semana.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page