top of page

Fundação Lucas Araújo capacita equipes do Cemani

  • Foto do escritor: Fundação Beneficente Lucas Araújo
    Fundação Beneficente Lucas Araújo
  • 27 de fev. de 2015
  • 3 min de leitura

Conhecida popularmente como Creche Noturna, o Centro Municipal de Atendimento Noturno à Infância, passará a atender na próxima semana


O Centro Municipal de Atendimento Noturno à Infância (Cemani), idealizado pela Prefeitura de Passo Fundo e executado em parceria com a Fundação Beneficente Lucas Araújo, inicia suas atividades na segunda-feira, dia 02 de março. Antes de receber às crianças, as equipes que atuarão na Entidade passam por uma semana intensa de capacitação, com palestras, debates e orientações. Na noite desta segunda (23/02), todos foram recebidos pela direção da Fundação e por membros da Secretaria Municipal de Educação.


Duas frentes de trabalho serão colocadas em prática para que as crianças de seis meses à seis anos possam receber o atendimento. As equipes contarão com monitoras coordenadoras, auxiliares, uma funcionária para a higienização, uma cozinheira, um porteiro e uma profissional da segurança do trabalho. No primeiro encontro, o diretor da Fundação, Luiz Costella, apresentou a Entidade e destacou a trajetória de cuidados com a vida de crianças e idosos. Para Costella, o desafio de cuidar de crianças no período noturno passa pelo empenho em valorizar esse caminho de carinho e respeito. “O maior patrimônio da Fundação são as histórias de vida e as pessoas que passaram e ainda vão passar pelas mãos dos profissionais comprometidos que temos aqui”, pontuou.


Ainda de acordo com o diretor, os encontros, que acontecerão ao longo da semana, têm dois objetivos propostos. Primeiro a capacitação de toda a equipe, incluindo direção e setores administrativos, e segundo, a busca da unidade entre as equipes que vão trabalhar, visando a qualidade das ações desenvolvidas.


Até sexta-feira, os novos colaboradores receberão informações sobre segurança do trabalho, com a engenheira Daniela Franciosi, noções de primeiros socorros e higienização de ambientes, com a enfermeira Maristela Chapuis; dicas sobre alimentação saudável na infância, com a nutricionista Vandressa Brisot. A capacitação também oferecerá dicas sobre recreação e a importância do brincar, com a recreacionista Simone Krobbe, reflexões sobre o sono, uso da chupeta e da mamadeira, com a fonoaudióloga Márcia Mahmud; além de interação através da equipe da Yoga do Riso e uma palestra sobre Relações afetivas na adaptação da criança em novo ambiente, com a psicóloga Carla Sesti. A Assistente Social da Entidade, Camila Bottesini trabalhará sobre a temática dos direitos da Criança e o ECA.


Parceria com a Prefeitura para atender uma demanda da comunidade


Presente na atividade o secretário adjunto de Educação de Passo Fundo, Roger Teixeira Borges destacou a história da Fundação e a sua credibilidade junto à comunidade. Para ele, a Prefeitura encontrou o lugar ideal para construir e consolidar a iniciativa. “O projeto, pensado pela prefeitura, encontrou na Fundação um ambiente adequado e seguro para o atendimento das crianças”, frisou.


Segundo a coordenadora do projeto junto à Prefeitura e coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação Infantil (SME), Fabiane Placedino, embora a ideia tenha nascido de uma proposta de governo, ela se firmou com pesquisas feitas na comunidade, apontando uma demanda crescente. “A partir deste projeto, apontamos como o primeiro município no Brasil a oferecer uma estrutura de atendimento noturno por 12 horas seguidas, promovendo assim, a construção de relações baseadas no carinho, no afeto e no respeito”, disse.


Encontro com os pais e início das atividades


Nos próximos dias SME, juntamente com a Fundação estará reunindo os pais e responsáveis pelas crianças já inscritas no Cemani. Na oportunidade será possível esclarecer dúvidas, além de conhecer as regras de funcionamento e as principais orientações para o andamento das ações. Um encontro com o Prefeito Luciano Azevedo também fará parte do início das atividades na próxima semana.



תגובות


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page