O teatro é uma ferramenta de inclusão e acessibilidade que pode transformar a vida das pessoas. Pensando em unir forças e potencializar essa transformação, a Fundação Beneficente Lucas Araújo e o Grupo Ritornelo de Teatro firmaram uma parceria que vai promover encontros, atividades, formações e momentos de construção coletiva dentro do projeto O poder da Transformação. O objetivo principal é contribuir para uma vida mais digna e produtiva de crianças, jovens e idosos assistidos pela Fundação Beneficente Lucas Araújo. O projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Ao longo do ano serão desenvolvidas mais de 100 atividades, incluindo apresentações teatrais para crianças, jovens, idosos e familiares, intervenções teatrais para os idosos assistidos pelo Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José e São João XVIII, além de oficinas formativas para as crianças e jovens assistidas pelo Lar da Menina.
O Projeto vai atuar no estimulo de habilidades de expressão corporal, desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, além de impulsionar a sensibilidade, reconhecer a identidade e respeito a diversidade cultural. As oficinas de teatro serão ministradas duas vezes na semana pelas professoras Daniela Dal’Forno e Jandara Rebellato, que integram o Grupo Ritornelo.
No final da execução do projeto, os resultados serão mostrados para a comunidade e as meninas farão apresentações de suas performances, abertas à comunidade externa. Todas as apresentações serão acessíveis a todos os públicos, contando com tradução em libra, de acordo com o Art.18 do Decreto 5.761, de 2006.
O projeto conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e Turismo/ Governo Federal, BS Bios, Comercial Zaffari e Rede de Postos Buffon.
Comments