top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

Fundação Lucas Araújo recebe brinquedos pedagógicos de acadêmicos da UPF



A parceria entre a Fundação Beneficente Lucas Araújo e a Universidade de Passo Fundo (UPF) é antiga e rende sempre bons frutos. Um deles ocorreu no dia 05 de julho, quando acadêmicos do CST em Design de Produto entregaram brinquedos educativos pedagógicos desenvolvidos na disciplina de laboratório de Protótipos neste semestre. Os materiais foram doados para o Lar da Menina Pe. Paulo Farina.


De acordo com a professora Teofanes Foresti, o processo de criação e desenvolvimento se deu com base nos conceitos de brinquedos educativos, que são aqueles que permitem que a criança explore as possibilidades de forma mais livre e sem regras, estimulando as habilidades de coordenação, raciocínio, além de desenvolver a capacidade de percepção através das cores e formas. Além disso, o grupo também utilizou o conceito de brinquedo pedagógico, que são os que necessitam de uma orientação e explicação para brincar e interagir. “A proposta é que a utilização desses brinquedos educativos e pedagógicos despertem para uma atividade mais proveitosa, na qual a experiência de brincar seja também educativa e contribua para o desenvolvimento e a construção de habilidades nas crianças”, destacou.


Os alunos atentaram paras esses conceitos e, com base em metodologias de design, desenvolveram jogos de encaixe, dominó, jogo da memória, jogos com letras e números, quebra-cabeças, entre outros.


Segundo Teofanes, a escolha do Lar da Menina se deu em razão da parceria existente, por meio do projeto “Paisagismo produtivo e educação ambiental: transformando espaços, transformando vidas”, coordenado pela professora Dra. Evanisa Quevedo Melo. O projeto contempla possibilidades de intervenções multidisciplinares como o Design, que pode colaborar com a construção desses jogos.


Ainda na ocasião foi desenvolvida uma atividade de interação junto às crianças, com os alunos participantes do projeto de extensão e do curso de Design de Produto da UPF e da psicóloga voluntária Taimara Foresti, que conduziu a atividade de interação.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page