Entre as atividades que a Fundação Beneficente Lucas Araújo oferece para as atendidas está a oficina de informática. Sempre feita no turno inverso ao da escola, a Oficina busca levar orientação e conhecimento para as crianças e adolescentes e ajudá-las a viver as tecnologias de maneira segura e consciente.
A instrutora da oficina, Mariele Aparecida Malaquias da Silva, conta que, quando faz a preparação das atividades, ela faz uma mistura de temáticas que julga importante para as crianças e adolescentes, combinando conteúdos atuais, como redes sociais e aplicativos, com os conteúdos de informática básica. “São passados conhecimentos de informática básica e média, como noções de hardware, software, pacote office, acesso à recursos tecnológicos, nuvens e outras possibilidades”, explica.
Ela destaca que as meninas gostam muito dos encontros. Esse interesse, para a instrutora, vem naturalmente da geração que já nasceu no virtual, além disso, a oficina tem sua importância também no fato de ser um espaço onde elas podem tirar dúvidas e buscar informações sobre a internet e as redes sociais. “A informática tornou-se uma das áreas a ser universalizada em todos os meios, desde a escola, curso superior, até no próprio trabalho, e é necessário compreender sobre essas tecnologias. Acho essa oficina de suma importância para o acesso das meninas aos recursos tecnológicos para além das redes sociais e do celular”, observa.
Além de Informática, as meninas têm acesso a oficinas de Culinária, Capoeira, Meio Ambiente, Teatro e Música.
Commentaires