top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

Parcerias qualificam o trabalho da Fundação Lucas Araújo


Há 86 anos a Fundação Beneficente Lucas Araújo trabalha para atender de forma qualificada crianças, adolescentes e idosos. Para que as ações sejam executadas, a Entidade conta com diversas parcerias de instituições e associações.


Segundo o coordenador, Luiz Costella, hoje a Fundação conta com a colaboração das faculdades IMED, Idau, Unopar, Ananguera e Senac, da Universidade de Passo Fundo (UPF), Prefeitura de Passo Fundo, por meio de Conselhos como o Comdica, Lions, Rotary, além de empresas de Passo Fundo e região.


Com a UPF são realizadas atividades dentro do projeto de extensão Boas Práticas e Meio Ambiente Saudável, envolvendo professores e bolsistas dos cursos de pedagogia, farmácia, nutrição, jornalismo, artes visuais, agronomia e psicologia. De acordo com a coordenadora, professora Elizabeth Foschiera, o projeto integra mais três entidades que juntas buscam superar dificuldades encontradas no desenvolvimento das atividades cotidianas. Além de ações pontuais de cada área, os bolsistas e orientadores, junto com as demandas solicitadas pela entidade, realizam ações interdisciplinares, favorecendo os grupos atendidos pela entidade, bem como para a profissionalização do bolsista.


Para a professora, a Universidade busca fortalecer as atividades extensionistas e efetivar a política de extensão com as parcerias, e o convênio com as instituições, como é o caso da Fundação Lucas Araújo, potencializa os objetivos dos projetos e possibilita qualificação profissional para os educandos, e aos professores a leitura da realidade e o vínculo com a comunidade. “Existe uma troca de conhecimentos, ou seja, o bolsista contribui com o conhecimento acadêmico desenvolvido na sala de aula e demais espaços da UPF e traz para dentro da universidade as experiências vivenciadas na aplicação desse conhecimento, promovendo reflexões e superação das dificuldades encontradas”, frisa.


A Aiesec é uma organização sem fins lucrativos, gerida por jovens, e desenvolve liderança responsável e empreendedora por meio de intercâmbios realizados em parceria com organizações, instituições e negócios ao redor do mundo, nos mais de 120 países e territórios onde está presente. A ONG também é parceira da Fundação. Neste semestre, disponibiliza o contato com intercambistas do México e do Perú às adolescentes atendidas no Lar da Menina Pe. Paulo Farina.


O representante do marketing da unidade em Passo Fundo, Júlio Chagas Pittan, explica que a triagem para a vinda dos estudantes acontece nos países de origem e que a busca para atuação nas entidades e instituições da cidade se baseia nas qualidades de cada um, como pro-atividade, curiosidade, desprendimento e liderança em sua área de atuação. Para ele, a troca de experiência enriquece todos os envolvidos. “Não dá para medir o tamanho disso, pois nosso objetivo é proporcionar justamente essa troca de conhecimento. Com esse contato conseguimos ampliar a visão de mundo das crianças que muitas vezes só conhecem a sua realidade”, ressalta.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page