top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

Testamento de Lucas Araújo completa 100 anos


Documento foi feito em 22 de novembro de 1915 pelo então Tenente Coronel Lucas Araújo


Há 100 anos o Tenente Coronel Lucas José de Araújo deixava registrado seu desejo de passar parte de seus bens para uma instituição que se dispusesse a cuidar de crianças e órfãos da cidade. Assim, desde 1928 sua herança institui fundos que mantém o trabalho da Fundação Beneficente Lucas Araújo no atendimento à crianças, adolescentes e idosos.


“Eu, Lucas José de Araújo, como cristão católico-apostólico-romano que sou e em cuja religião espero morrer, tenho deliberado, como faço de minha livre e espontânea vontade. Visto que me acho em perfeito estado de saúde, e absoluta clareza de espírito. Assim pois, usando do direito que me faculta a lei, pelo presente faço minhas disposições de última vontade que, espero, serão cumpridas depois de minha morte”. Foi desta forma que dispôs de todos os bens que integravam a sua herança para a primeira associação que criasse, na cidade, um ‘asilo de crianças órfãos e desvalidas”, foi como se referiu à época.


O testamento também traz outros nomes importantes da história de Passo Fundo. Lucas Araújo tinha como testamenteiros Nicolau de Araújo Vergueiro, Armando de Araújo Annes e Athanagildo Rodrigues da Silva.


Segundo Luiz Costella, diretor da Entidade, os bens herdados há 100 anos mantém de forma indireta o atendimento, hoje, de mais de 400 pessoas, incluindo crianças, adolescentes e idosos e a manutenção do Lar da Menina Pe. Paulo Farina, da Escola de Educação Infantil Menino Deus e João Busato e da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José e São João XXIII. Mas, lembra que durante a história da entidade foram milhares e milhares de pessoas beneficiadas. “Essa data é muito importante para todos nós que fazemos parte da Fundação Lucas Araújo. É um marco que nos lembra a relevância do trabalho que desenvolvemos e o compromisso que temos com o bem estar dos nossos atendidos”, destaca.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page