• comunicacao547

Conhecer a realidade e trocar afeto

A Fundação Lucas Araújo conta com a parceria de diversas instituições de ensino, promovendo a partilha entre a vida real e o conhecimento adquirido em sala de aula. Esse trabalho conjunto, oportuniza ações que trazem benefícios tanto para as crianças e adolescentes do Lar da Menina Pe. Paulo Farina, quanto da Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI). É o caso da turma da disciplina de Saúde Coletiva do curso de Fonoaudiologia da UPF, que esteve na ILPI para um momento de troca e vivências.

Conforme a Angélica Savoldi, a disciplina de Saúde Coletiva envolve estudantes de diversos níveis do curso, o que permite que cada um vivencie de maneira diferente a experiência. “A ideia foi trazer eles para que pudessem conhecer a realidade de várias faixas etárias também e como é o atendimento, desde a unidade básica até atendimentos mais complexos, como em uma ILPI. Como é difícil ter esse convívio na UPF, por ser um curso noturno, procuramos trazer eles para essa vivência com os idosos”, comentou.

Durante a visita, as estudantes conversaram com os idosos, ouviram suas histórias, compartilharam momentos e cantaram juntos algumas músicas que fizeram parte da história deles. Além disso, as acadêmicas fizeram uma dinâmica para trabalhar o carinho e a autoestima. “Temos trabalhado muito mais a questão de grupos, prevenção e promoção do cuidado nas aulas e a questão da saúde coletiva, a legislação, os direitos de cada um, são temas fundamentais para que o aluno saia com uma formação completa e voltada para a realidade”, disse.

A equipe foi acompanhada pela Assistente Social da ILPI, Denise Rossetto. Ela apresentou a Entidade e abordou questões como as complexidades do cuidado com o idoso e a importância de ações que os incluam na sociedade.