top of page

Lar da Menina

Você já imaginou como seria a sua vida se você não tivesse uma família, um lar, uma escola, uma comunidade? Essa é a realidade de muitas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social em Passo Fundo. Mas graças ao Lar da Menina Pe. Paulo Farina, elas encontram acolhimento, proteção e amor, além de crescer em todos os sentidos.

O Lar da Menina é um dos serviços oferecidos pela Fundação Beneficente Lucas Araújo, que há quase um século atende crianças, adolescentes e idosos. O Lar da Menina começou como um internato, mas ao longo dos anos se adaptou às mudanças sociais e hoje atende crianças e adolescentes de 4 a 15 anos em turno inverso ao da escola.

No Lar é oferecido o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que busca estimular e orientar as crianças e adolescentes na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. O SCFV é baseado na prevenção, na defesa e na afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades das meninas, com vistas a alcançar alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

Para isso, o Lar da Menina oferece diversas oficinas, como Culinária, Vida saudável, Dança, Teatro, Música, Percussão, Informática, Capoeira, desenho artístico, beach tennis e padel, entre outras. As oficinas promovem espaços de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia a partir dos seus interesses, demandas e potencialidades. Além disso, o Lar da Menina proporciona atividades lúdicas e de formação de forma integrada com outras instituições e entidades, permitindo a troca de experiências e a oportunidade de vivenciar várias realidades.

O Lar da Menina é um lugar onde as crianças e adolescentes podem sonhar, aprender, brincar e crescer. É um lugar onde elas são respeitadas, valorizadas e amadas. É um lugar onde elas podem se transformar e ajudar a transformar o mundo.

O Lar da Menina Padre Paulo Farina recebeu esse nome em homenagem ao Padre Paulo Farina, que foi superintendente da Fundação por 56 anos e atuou como orientador espiritual até seu falecimento em 2019.

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executado no Lar da Menina, é regulamentado e tipificado pela Proteção Social Básica, de acordo com a Resolução CNAS nº 109 de 11/11/2009.

Endereço

Avenida Presidente Vargas, 317
Passo Fundo/RS

Telefone

(54) 3313 2775

(54) 99167 6025

Email

Notícias: Lar da Menina

ILPI São José

A Instituição de Longa Permanência para Idosos São José é um serviço da Fundação Beneficente Lucas Araújo que atua no cuidado, atenção e bem-estar dos residentes. A instituição acolhe homens e mulheres a partir dos 60 anos de idade, que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social, com ou sem vínculos familiares. A ILPI (Antigo Abrigo de Idosos) é a casa dos idosos. Aqui eles são acolhidos, vivem 24 horas por dia, e são cuidados.

Quem são os residentes?

Os idosos residentes são divididos em Graus de Dependência I, II e III, de acordo com suas necessidades. Eles residem coletivamente, com aposentos separados por sexo e grau de dependência, e formam um grupo diversificado, com diferentes crenças, formações, religiões, raças/etnias, deficiência, entre outras características.

Como é o ambiente?

O ambiente é organizado em salas de convivência, refeitórios, dormitórios, locais de higiene, ambientes de atendimento à saúde, salas para realização de oficinas, espaços internos e externos para caminhada, etc. todos voltados para acolher os idosos e garantir seus direitos, sua qualidade de vida e sua dignidade. Eles são motivados constantemente através de atividades que são oferecidas diariamente:
- Oficinas de artesanato, música, leitura, memória, etc.
- Jogos, brincadeiras, passeios, festas, etc.
- Missas, terços, orações, etc.
- Exercícios físicos, alongamentos, caminhadas, etc.
- O ambiente também é voltado para manter a família próxima, preservando os vínculos, e quando rompidos, a entidade atua com a intenção de reatar. Nos casos em que o idoso não conta mais com a família próxima, a Fundação age no sentido de ser, da melhor maneira, a sua família.

Como é o atendimento?

O atendimento é feito por uma equipe técnica multiprofissional qualificada e humanizada, que é formada pelos serviços de serviço social, psicologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, higienização, odontologia, medicina, administração e manutenção.

A equipe de enfermagem atende individualmente com a aplicação de medicamentos, vacinas, verificação de pressão, orientações, atendimentos de urgência e emergência, evolução dos procedimentos adotados. Cuidadores de idosos e técnicos mantêm rotinas de higiene, banhos e trocas. O médico geriatra realiza atendimento, exames clínicos, avaliações gerais, prescrição de medicamentos e encaminhamentos.  A assistente social cuida para que os direitos dos idosos sejam garantidos, possibilitando construir ações de interesse coletivo, pautada em uma perspectiva crítica e reflexiva das expressões da questão social. O fisioterapeuta e a educadora física, realizam atividades individualizadas e em grupos, orientação na caminhada, repouso e postura. Já a odontóloga realiza higienização, extrações, manutenção de próteses, e encaminhamentos. A psicóloga e estagiários de psicologia, realizam dinâmicas de grupos, conversas, atividades lúdicas e escutas. A Entidade conta também com uma equipe de nutrição, formada por cozinheiras e nutricionista que elaboram as seis refeições diárias, cuidando individualmente de cada um. A equipe de higiene deixa o ambiente agradável e sanitizado. A equipe administrativa e de recepção atende interna e externamente as necessidades da casa e dos familiares. Ainda, a espiritualidade está presente em momentos específicos, respeitando a crença de cada um. São realizadas também atividades laborais, palestras e treinamentos com os colaboradores e técnicos, visando oportunizar temas relevantes de crescimento pessoal, de grupo utilizando metodologias de trabalho os quais valorizam os cuidados com os idosos.

Todos os idosos atendidos na ILPI são do público beneficiário da Assistência Social, e contribuem com até 70% do seu benefício (Aposentadoria, BPC, Pensão, etc.).

A ILPI São José é uma instituição que cuida dos idosos com respeito, carinho e profissionalismo.

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, a ILPI São José executa o serviço de acolhimento institucional de Idosos através da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, tipificada de acordo com a Resolução CNAS nº 109 de 11/11/2009.

Endereço

Rua General Daltro Filho, 594
Passo Fundo/RS

Telefone

(54) 3313 2615
(54) 99179 1213

Email

Notícias: Idosos

Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page