top of page

“Unidos por um presente sustentável”

  • comunicacao547
  • há 5 dias
  • 3 min de leitura

Fundação Beneficente Lucas Araújo se une a vários parceiros para apresentar o Projeto Ecologia Integral


A ligação da Fundação Beneficente Lucas Araújo com o meio ambiente é antiga e está vinculada à sua essência, visão e missão. Pensando em potencializar as ações já desenvolvidas tanto na ILPI São José, quanto no Lar da Menina Pe. Paulo Farina e nos setores administrativos da Entidade, e buscando dar um olhar para o futuro, a Fundação apresentou para o público interno e parceiros o Projeto Ecologia Integral. Com o tema “Unidos por um presente sustentável” a iniciativa marca um novo momento da Entidade e uma nova etapa das atividades realizadas.


O projeto é executado com recursos próprios e também do Fundo Scial Sicredi Integração de Estados. Além disso, a iniciativa conta com a parceria do Projeto Transformação, Coama, Recibela, ASW-Afonso Signor, PrevOleo e teve a marca desenvolvida pela Rabiscaria Criativa.


O Ecologia Integral tem como objetivo central fortalecer a responsabilidade ambiental e envolver toda a comunidade na construção de um presente mais consciente, saudável e integrado à natureza. Por isso, todos os movimentos envolvem o cuidado com os resíduos orgânicos e secos, formações com as crianças, pessoas idosas, funcionários e colaboradores, implantação de Meliponários, organização dos ambientes externos e a conscientização permanente nas ações diárias.


Conforme o diretor da Fundação, Luiz Costella, o Projeto não nasce hoje, mas se apresenta para a comunidade como uma importante ferramenta da Entidade para o cuidado com o meio ambiente, a natureza e as pessoas. “O relacionamento da Fundação com o meio ambiente não é de hoje, é desde o início, há 110 anos no testamento do Lucas Araújo, há 97 anos de trabalho que a instituição se preocupa com o meio ambiente, com a vida das pessoas. E de um tempo para cá estamos tentando nos organizar de maneira que essa ligação seja um projeto do presente, para que possamos ter um futuro”, destacou, ressaltando o cuidado com a preservação do Bosque Lucas Araújo e as recentes melhorias no bairro.


Unidos por um presente sustentável

De acordo com Thaíssa Bessa, responsável pelos projetos na Fundação, a ideia da campanha surgiu no dia a dia, na rotina que cuida da vida em todas as suas fases e da natureza em todos os seus aspectos. “Quando a gente pensa em comunidade, em justiça social e tudo o que a campanha em si fala, vemos que tem tudo a ver com o que a gente faz no nosso dia a dia aqui. Então é um fortalecimento dessa nossa visão. E aí entrou o Sicredi e foi a oportunidade que a gente teve de concretizar. É um trabalho de conscientização permanente e a ideia é promover atividades que reforcem o objetivo todo dia”, complementa.


Para a gerente de contas do Sicredi, Carla Maldaner, ao longo dos últimos anos foi possível ver uma evolução dos projetos colocados em prática pela Fundação. “É por meio dessas iniciativas que conseguimos ver a preocupação de vocês com a educação das crianças, com a vida dos idosos e agora uma preocupação ainda maior sobre o futuro que vamos deixar para as pessoas. Talvez hoje a gente não consiga mudar o mundo de uma vez só, mas vocês estão começando a fazer uma pequena parte, que é aquilo que sempre falamos: é começar pela gente, e vocês estão dando o primeiro passo, iniciando esse projeto, que vai mudar todo o sistema de vocês, tornando ele mais ecológico, mas também passando esse ensinamento, Com certeza isso aqui é uma pontinha que ajudará nessa mudança que a gente precisa para o futuro” destacou.



 
 
 

Comentários


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page