Em 2014 A Fundação Beneficente Lucas Araújo escolheu o Cuidado com o Meio Ambiente: sustentabilidade como projeto especial. Para isso, direção, coordenação, colaboradores e atendidos da Escola de Educação Infantil Menino Deus e João Busato, da Instituição de Longa Permanência São José e João XXIII e do Lar da Menina Pe. Paulo Farina realizam diversas atividades que visam construir e consolidar um ambiente saudável para a comunidade interna e externa. Nesta semana, as adolescentes atendidas no Lar desenvolveram a primeira oficina com papéis reciclados confeccionando objetos que serão usados na rotina de casa e da escola.
O objetivo do projeto é, com ações diárias com a comunidade e com a equipe, conscientizar a todos para o correto uso dos recursos naturais, a preservação e o destino adequado dos resíduos produzidos.
atividades realizadas nesta semana, a monitora Tania Picolo trabalhou com as adolescentes a elaboração de materiais com papel picado, texturas e secagem. “A partir dessa reciclagem produzida, vamos construir papeis que serão usados nas aulas, cartões e agendas”, explica Tania, lembrando que alguns cartões serão decorados também com cascas de legumes e enfeitados com flores secas.
Mais projeto
Entre as ações também está a formação sobre a questão ambiental com o uso de materiais didáticos como vídeos, palestras e encontros, a organização para o destino correto dos resíduos produzidos, trabalhando temas como a separação e reaproveitamento, além de intensificar a colaboração com as cooperativas de recicladores. A sustentabilidade e o cuidado com o meio ainda serão trabalhadas nos setores da Entidade através do cuidado com o espaço individual e coletivo é fundamental, pela conscientização e mudança de atitude de cada um, a organização do grupo, do ambiente e a relação como o planeta.
Comments