Um Festival repleto de alegria e partilha

A Fundação Beneficente Lucas Araújo completou 95 anos em 2023. Com um trabalho dedicado à crianças, adolescentes e idosos, a Entidade desenvolve atividades de fortalecimento de vínculos que envolvem cuidado e atenção. Uma das formas de mostrar para a comunidade tudo que é realizado, é o Festival Solidário, feito em parceria com o Colégio Marista Conceição. O evento, que apresenta um pouco de cada oficina desenvolvida dentro da Fundação, ocorreu na última sexta-feira, dia 1º de dezembro e reuniu amigos, familiares e funcionários.

De forma resumida, a coordenação pedagógica da Fundação organiza todos os anos pequenas apresentações que mostram o trabalho desenvolvido ao longo de todo ano. As atividades integram as oficinas de Música, Teatro, Dança, Capoeira, Culinária, Informática e Arte. Segundo Maristela dos Santos, coordenadora Pedagógica, o objetivo é mostrar para os familiares das crianças e adolescentes do Lar da Menina Pe. Paulo Farina, um pouco do que é feito ao longo do ano. “Com pequenas apresentações as crianças e adolescentes mostram um resumo de cada oficina, sempre com uma mensagem por trás, aproveitando esse clima de final de ano. Junto com as oficinas, também trabalhamos os valores da Fundação, como amor, bondade, cuidado, humildade, entre outros”, explica.

Luiz Costella, diretor da Fundação, agradeceu a todos os presentes e destacou que a Fundação se dedica a ser um espaço onde os atendidos possam se sentir pertencentes. “Hoje foi possível assistir um pouquinho do que acontece em cada oficina, seja de repercussão, de culinária, de artes, de dança ou capoeira, e das ações que fazemos com nossos idosos. É uma forma de compartilharmos isso que é realizado ao longo de todo o ano, movimentando centenas de atividades mensais e promovendo uma vida saudável e melhor para nossas crianças e idosos”, destacou.

Representando o Colégio Marista Conceição, a professora Cátia Kister ressaltou a importância do trabalho da Fundação para a comunidade de Passo Fundo. Em sua fala, frisou que a Entidade desempenha um papel fundamental junto às crianças, adolescentes e idosos e que o Colégio se sente orgulhoso em ser parceiro. “Temos muito orgulho dessa parceria com a Fundação. Uma parceria que já existe há anos e que permite uma troca significativa entre os atendidos e os estudantes da Escola. Aprendemos juntos e isso é o grande motivo”, ponderou.

Neste ano, o Festival contou com o apoio da Rede de Farmácias São João e da JR Comércio de Cimentos.