top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

A melhor idade informatizada



Projeto da Fundação Lucas Araújo oferecer oficina para que os idosos atendidos possam ter acesso ao universo da internet e da informática


Acessar o universo da informática pode ser algo simples e até rotineiro para a maioria das pessoas, mas para os idosos, sentar em frente a um computador, digitar e pesquisar na internet é um grande desafio. Pensando em oportunizar aos atendidos na Instituição de Longa Permanência para Idosos (LIPI) São José e São João XXIII, a Fundação Lucas Araújo criou o projeto “Melhor idade informatizada”. Entre as ações está a oficina de informática, que coloca os idosos em contato com a máquina e a rede.


A atividade foi tão esperada que um novo espaço foi criado para anteder a demanda. Agora, os idosos tem um local confortável e adequado para utilizar os computadores e navegar nas ondas da novidade.


A oficina é executada pela monitora Marina Belani e ocorre nas quintas-feiras pela manhã. Segundo ela, os objetivos são estimular a memória, a cognição e o raciocínio, por meio de atividades desenvolvidas com o uso do computador, a fim de possibilitar um espaço de aprendizagem, comunicação e entretenimento, visando, além disso, a prevenção de possíveis doenças degenerativas, mantendo assim o cérebro ativo e saudável. “O que queremos é despertar o desejo por novas fontes de informações, além de compartilhar seus próprios conhecimentos e experiências de vida, através das atividades que serão desempenhadas no computador, contribuindo para a inclusão do idoso no mundo digital, valorizando e respeitando sua subjetividade e história de vida”, explica.


A primeira aula foi interativa e os idosos aprenderam sobre os equipamentos básicos do computador e como utilizá-los. Como atividade prática, digitaram algumas histórias livres. “Os idosos estavam empolgados e foram participativos nas atividades. Cada um fez do seu jeitinho, de acordo com suas capacidades. A ideia é oferecer uma oficina interativa, onde possam criar vínculos, fortalecer a memória e raciocínio, além de proporcionar um espaço de entretenimento e diversão”, relata Marina.


Entre as atividades a serem desenvolvidas estão Equipamentos do computador: O que são e para que servem?, Como utilizar o mouse (onde clicar, para que serve e posição dos dedos), jogos educativos (colorir, ligar, desenhar, clicar, arrastar, quebra-cabeça), datilografia (digitação de letras e números), dgitação de pequenos textos (trechos, cartas, histórias de autoria própria, poesias, poemas, músicas, etc), pesquisa de imagens, inserção de imagens no Word, pesquisa de notícias, jornais da região e comemorações, além de elaboração de cartazes com as atividades feitas pelos idosos e uma exposição para mostrar o que foi produzido.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page