top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

Alimentação para manter o corpo forte



A atenção e o cuidado com os idosos demandam da equipe ações que permeiam várias áreas. Além dos aspectos físicos e psicológicos, um dos pontos mais destacados na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José e São João XXII, mantidas pela Fundação Beneficente Lucas Araújo, é a alimentação. Fonte de energia e de nutrientes, é no dia a dia das refeições que eles recebem as condições para manter o corpo firme e forte.


Para nutricionista responsável pela ILPI, Nilziane Bairros, a alimentação tem papel fundamental na melhora do sistema imunológico, principalmente para os idosos, por isso, segundo ela, oferecer uma dieta variada, rica em diversos nutrientes, melhora todo sistema de defesa do organismo. “Uma alimentação saudável com diversos nutrientes, completa e equilibrada fará com que organismo funcione melhor de maneira geral, quando o organismo recebe boas fontes de alimentos incluindo frutas, verduras, legumes, proteína, fibras entre outros, ele potencializa seu funcionamento fazendo que o sistema todo fique em equilíbrio”, explica.


De acordo com Nilziane, não existe um alimento capaz de auxiliar isoladamente. Para ela, quanto mais diversas e equilibradas as refeições, melhores serão os resultados na saúde dos idosos. “O mais importante é equilibrar e variar o consumo dos alimentos. Alimentos ricos em vitamina C como a laranja, limão, bergamota, kiwi, morango, entre outros, possuem boas fontes dessa vitamina que fortalecem o sistema imune, porém vale lembrar que devem ser aliados a uma dieta equilibrada incluindo fontes de proteína e fibras”, pontua a nutricionista.


Em tempos de pandemia e com a chegada do inverno, os cuidados são redobrados para que, além do que já é feito, os idosos tenham ainda mais atenção quanto à imunidade. Nilziane ressalta que na ILPI, a equipe procura oferecer aos idosos uma dieta que atenda às necessidades nutricionais e promovam a melhora da saúde. Além disso, os alimentos também servem de fonte de informação e conscientização. “Os cuidados de higiene também estão em foco, desde o recebimento dos alimentos até lavagem com hipoclorito das verduras legumes e frutas para o consumo. Reforçamos diariamente a importância da lavagem adequada das mãos por parte dos colaboradores e também dos idosos a fim de evitar a propagação do vírus”, destaca.


Para quem está em casa ou para quem cuida de algum idoso, Nilziane ressalta que oferecer refeições equilibradas é fundamental. Elas precisam ser ricas em frutas, fibras e vegetais, e devem ser oferecidas, no mínimo seis refeições ao dia, visto que, na maioria das vezes, os idosos tendem a comer poucas quantidades em cada uma delas. “Água é outro elemento importante para hidratação e funcionamento do organismo. Alimentos ricos em vitamina C como são sempre boas opções. Além de tudo isso, os cuidados com a higiene, desde a escolha até o preparo são fundamentais para saúde dos idosos”, lembra.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page