top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

Comunidade se despede do Pe. Elydo Alcides Gaureschi

Sacerdote foi conselheiro da Fundação Lucas Araújo durante anos e sempre esteve envolvido nas ações da Entidade


Uma pessoa humilde, comprometida e dedicada aos seus ofícios: ser sacerdote e educador. Falecido na manhã desta terça-feira (06/05), o Padre Elydo Alcides Gaureschi foi membro do Conselho da Fundação Beneficente Lucas Araújo durante 57 anos. Com seus mais de 83 anos, recebeu homenagens e agradecimentos de familiares, amigos, comunidade e lideranças pelos feitos realizados em Passo Fundo e região. No último ano foi um dos responsáveis pela proposta de qualificação e ampliação da Escola de Educação Infantil da Fundação.


Elydo Alcides Guareschi nasceu em 26 de fevereiro de 1931, em Colorado (RS), filho de Guerino Guareschi e Oliva Pasinatto Guareschi. Iniciou os estudos primários em Linha Coati. Os ensinos fundamental e médio foram concluídos no Seminário Menor em Santa Maria (RS). No Seminário Central de Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, cursou Filosofia e Teologia. Formado também em Direito, em 1957 trabalhou como professor da Faculdade de Filosofia da UPF. No ano seguinte tornou-se professor da Escola Normal Osvaldo Cruz e do Ginásio Osvaldo Cruz. Em 1961, foi diretor da Faculdade de Filosofia e em 1966, nomeado cônego do Cabido Diocesano e Juiz do Tribunal Eclesiástico Regional. No ano de 1969, foi eleito vice-reitor da UPF e em 1982, reitor, tendo sido reeleito em 1985 e em 1990, permanecendo no cargo até 1998. No ano seguinte participou do Colégio de Consultores e tornou-se coordenador do Tribunal Eclesiástico. Foi secretário da Educação de Passo Fundo no período de 2005 a 2008 e presidiu a Organização do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. Recebeu os títulos de Educador Emérito, outorgado pelo Governo do Estado do RS e Cidadão Passo-Fundense, além de Doutor Honoris Causa pela UPF.


O corpo foi velado no Salão de Atos da Faculdade de Direito da UPF e seguiu, após o meio, dia para Colorado, onde ocorreu seu sepultamento.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page