Espaços de aprendizado e partilha

As Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional são espaços onde governo e sociedade reúnem-se para propor políticas públicas que garantam a segurança alimentar e nutricional dos usuários. Com foco no encontro nacional, marcado para dezembro, os municípios brasileiros foram convocados a realizarem ações e a Fundação Lucas Araújo esteve inserida tanto na iniciativa de Passo Fundo, quanto no evento Estadual, com a presença da nutricionista Nilziane Bairros.

Ela relata que neste ano as Conferências têm como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”. Conforme Nilziane, o processo de conferência proporciona a avaliação de políticas e programas envolvidos com a pauta, assim como a proposição de medidas ao governo federal para o 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “No encontro estadual foi proposta a implantação de hortas comunitárias que possam atender a população, exemplo esse que a gente vê dentro da Fundação, com a nossa horta que garante matéria prima para produção de quase 500 refeições diárias”, destaca.

Em dezembro, Nilziane estará representando a Entidade na Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília.