top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

Entrega das reformas e emoções marcam a comemoração dos 86 anos da Fundação Lucas Araújo


A comemoração dos 86 anos da Fundação Beneficente Lucas Araújo reuniu direção, conselho, funcionários, crianças, idosos e amigos na tarde da última sexta-feira (16/05). A celebração contou com apresentações artísticas, inauguração do novo painel em homenagem à Santa Maria Bernarda e a entrega oficial das obras de melhorias do Lar da Menina Pe. Paulo Farina.


A primeira homenagem da tarde foi feita para as Irmãs Missionárias Franciscanas de Maria Auxiliadoras, idealizadas pela Madre Maria Bernarda Bütler. Com as reformas realizadas no Lar da Menina, a pintura em alusão à Madre foi retirada. Segundo o diretor, Luiz Costella, a ideia foi propor uma nova pintura, que pudesse unir ainda mais a Fundação e a Congregação. “O painel foi uma forma de homenagear as irmãs de Maria Auxiliadora pelo trabalho realizado desde o início da Fundação. A entrega das obras neste momento também coroa um esforço para que as novas salas e espaços de formação e atendimento aos familiares das crianças, fossem entregues à comunidade como forma de celebração das mudanças realizadas”, destacou.


A atividade contou com apresentações artísticas de crianças, adolescentes e idosos. O ponto alto foram as músicas vencedoras do concurso musical que elegeu a canção dos 86 anos da Fundação. Para o superintendente Emérito, Pe. Paulo Farina, a emoção é grande em ver as meninas animadas e motivadas em compor uma canção para a Entidade, o que valoriza ainda mais o trabalho que é realizado por todos. “Quando resolvi entregar a direção da Fundação Lucas Araújo, pensava comigo que quando este dia chegasse, não poderia mais passar aqui em frente e já estava procurando outro caminho para não sentir tanta saudade. Mas vejo agora que não consegui estar longe porque a nova direção fez questão que eu ficasse unido à Entidade. Foi muito gratificante estes anos que trabalhei na Fundação e vejo que tudo me parece igual, pois continua sendo feito com carinho, afeto e dedicação por todos os colaboradores”, declarou o sacerdote.


Presente no evento, o Bispo Emérito da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Urbano Algayer destacou a importância da Fundação para a cidade e ressaltou o trabalho realizado pelo Pe. Paulo ao longo de mais de 50 anos a frente da Entidade. “Não podemos conceber a existência desta casa sem a sua presença de longa vida. Será sempre o diretor emérito desta Entidade. Somos muito gratificados por estarmos aqui, festejando com esta casa, neste momento especial”, disse.


Valorização de grandes ações


Quando assumiram o Lar da Menina, há mais de 80 anos, a Congregação das Irmãs Missionárias de Maria Auxiliadora marcaram a história do município. Realizando uma atividade social fundamental e necessária, basearam suas ações na educação, formação e fé. Exemplo desta ligação, a irmã Carmela Rosina Casanova atua há 28 anos na Entidade. Ela destacou o carinho do trabalho que realiza. “É com muito carinho que faço meu trabalho. Me sinto pertença à Fundação assim como me sinto pertença à Congregação que me acolheu quando decidi ser religiosa. Aqui encontrei um serviço que veio ao encontro do carisma da minha religiosa e por isso me sinto em casa, no meu chão. Agradeço a Deus por esta oportunidade”, relatou.


Coordenadora Provincial da Congregação em Passo Fundo, a Irmã Marinês Burin agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da continuidade do trabalho. “Há 80 anos as Irmãs Missionárias de Maria Auxiliadoras estão presentes aqui na Fundação e os trabalhos continuam. A história da Fundação é também a história das irmãs aqui. É muito significativo este painel e esta homenagem. Esta casa teve sempre o espírito e a presença da Madre Maria Bernarda, através do trabalho realizado e continua sempre próxima com a vida das crianças e dos idosos”, pontuou.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page