top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

Fundação Lucas Araújo e Colégio Marista Conceição: uma parceria para o bem


Em 2016, a Fundação Beneficente Lucas Araújo e o Colégio Marista Conceição completam 10 anos de parceria. Seja na realização de eventos, oficinas ou na formação, o trabalho conjunto promoveu atividades que beneficiaram dezenas de crianças e adolescentes ao longo dessa caminhada.


A parceria teve início ainda na época em que o atendimento para as adolescentes do Lar da Menina Pe. Paulo Farina acontecia à noite, durante a semana. Segundo a responsável pelo trabalho, professora Cátia Kister, o objetivo foi ampliar as ações de voluntariado e aumentar o grupo de trabalho. Por conhecer a seriedade da Fundação, Cátia decidiu conhecer melhor a Entidade. “Esse trabalho tem uma importância pedagógica e social para nossos alunos, pois nossa caminhada fortalece o espirito Marista. Educação integral voltada a realidade e ao ato de colocar em prática a solidariedade de nosso fundador Marcelino Champagnat, que destaca uma educação dentro da pedagogia da cultura da paz”, explica.


Para ela, o voluntariado atua como ação pedagógica, integração da fé e vida em uma ação social transformadora e também como uma forma de os jovens e adolescentes irem ao encontro de diferentes realidades sociais que sejam capazes de sensibiliza-los diante da realidade.


Atividades


Algumas atividades pontuais são desenvolvidas nessa parceria. Além de um trabalho semanal, com atividades de recreação, desenho, dança, leitura e contação de histórias, também são desenvolvidas atividades de motivação ao estudo, dinâmicas de lazer e integração. Trabalhos com artesanato e atividades voltadas a qualidade de vida e saúde, também fazem parte da programação.


Outras ações que envolvem a comunidade são realizadas, como a Páscoa Solidária com festa de integração e distribuição de doces; a Festa Junina Solidária com comidas, jogos e brincadeiras e a distribuição de brindes; Inverno Solidário com arrecadação de agasalhos; Criança Solidária com arrecadação e distribuição de brinquedos e livros infantis, visitas e passeios; o Festival de Integração, cujo objetivo é mostrar talentos artísticos e arrecadação de alimentos e para encerrar o ano o Natal Solidário que motiva a arrecadação de brinquedos novos para presentear as meninas.


Cátia avalia que essas ações conjuntas aumentam a prática do bem e que os objetivos comuns fortalecem o andamento das ações. “Por ser uma Entidade séria e comprometida com bem estar das crianças, uma organização bem administrada e com vínculos com a nossa Arquidiocese, para nossa escola é uma ação que promove ao nosso aluno alegria em estar em contato com as crianças e fortalece a missão marista na nossa comunidade: Estar envolvido no voluntariado como uma estratégia de educação é manter o sentido da missão de Champagnat”, pontua.


Crescimento e aprendizado


Para a Fundação, as atividades reforçam o que é trabalhado diariamente, tanto com as crianças, quanto com os idosos e adolescentes. De acordo com a coordenadora Geral, Jurema Bruschi, a cada ano, ficam mais ficam os laços que unem a Entidade ao Colégio. “Essa parceria tem dado tantos frutos que nem podemos mensurar. A cada ano temos mais trocas de experiências, mais aprendizado e crescimento de todos os envolvidos e isso nos motiva”, frisa.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page