top of page
  • Foto do escritorFundação Beneficente Lucas Araújo

Fundação Lucas Araújo e Universidade Federal da Fronteira Sul firmam parceria



Liderado pelo Diretório Acadêmico, o projeto Moradia Estudantil permitirá que acadêmicos possam morar em Passo Fundo, em apartamento da Fundação


Um dos motivos pelos quais muitos estudantes acabam por trancar ou não iniciar um curso de graduação é a questão da moradia. Principalmente aqueles que estudam em tempo integral, existe o desafio para ingresso no mercado de trabalho e, por consequência, a dificuldade para conseguirem uma renda para pagar o aluguel. Pensando em colaborar com essa realidade, a Fundação Beneficente Lucas Araújo firmou uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul. A assinatura do projeto Moradia Estudantil foi realizada nesta segunda-feira, 21, na UFFS - Campus Passo Fundo e contou com representantes do Diretório Acadêmico Rudah Jorge (DARJ), responsável pelo projeto, de representantes da Universidade e do diretor e coordenadora da Fundação Lucas Araújo.


Embora cerca de 80% dos recursos da Fundação sejam oriundos dos alugueis dos apartamentos e salas comerciais que a Entidade possui, a Fundação tem firmado parcerias com instituições de ensino, visando contribuir com a formação profissional, em uma troca que também permite que os estudantes desempenhem atividades junto às crianças, adolescentes e idosos atendidos. Para o diretor, Luiz Costella, essa parceria beneficia a todos os envolvidos, a partir da troca onde todos aprendem e ensinam. “A partir de agora eles passam a fazer parte também da nossa equipe. Esse projeto, construído com os acadêmicos, vai trazer muitos benefícios para todos. Um projeto que beneficia todos os envolvidos”, destacou.


Jackson Pagno Lunelli, representante do DARJ, ressaltou que a construção do projeto foi algo pensado e articulado com o objetivo de crescer, ampliando para mais cursos. “Uma parceria muito efetiva e hoje vemos a realização de algo que já vinha sendo trabalhado. Nosso desejo é que essas parceiras se ampliem e que possamos encaminhar mais estudantes para dentro do projeto”, ressaltou o acadêmico, pontuando que, para este momento, três vagas foram preenchidas dentro do primeiro edital.


Leandro Tuzzin, coordenador acadêmico do Campus, ressaltou a importância da iniciativa para o aprendizado dos estudantes. Segundo ele, com essa experiência, eles poderão aprender na prática, vivenciando a realidade da profissão e ainda contribuindo com a sociedade. “Ganham os alunos, que passam a ter mais locais de prática e ganha a comunidade que vai ter profissionais mais qualificados e com atenção a saúde pública. Vejo como uma semente muito parecida com a da própria Fundação Lucas Araújo e será uma primeira experiência que permitirá um crescimento”, ponderou.


Os novos moradores


A partir de abril os acadêmicos serão os novos inquilinos do Edifício Dom José, um dos prédios da Fundação Lucas Araújo. Em um apartamento com disponibilidade para cinco ocupantes, eles terão todo o mobiliário já montado pelo Diretório Acadêmico. É também a equipe do DA que auxiliará os estudantes na gestão das despesas com luz e internet, por exemplo.


Para Luciano Mauro da Silva Peixoto, a Moradia fará a diferença em sua vivência. “Uma oportunidade única que vai reduzir minha carga de deslocamento, além de permitir um aprendizado na prática”, pontuou ele que, no momento, viaja todos os dias de Tapejara à Passo Fundo.


Ricardo Queiroz de Jesus é de São Paulo e está com grandes expectativas para começar as atividades junto aos idosos, já que vê possibilidades de atuar na área da geriatria. “Estou feliz pela oportunidade de aprender com o projeto e atuar na área de geriatria será um grande desafio e uma porta profissional”, salientou.


Mackallystong Roque de Carvalho é natural de Minas Gerais e veio para Passo Fundo realizar o sonho de se tornar médico. Para ele, essa parceria será uma importante ferramenta para torna-lo realidade. “Com essa parceria eu tenho a possibilidade de realizar meu sonho de fazer medicina. Quero muito aprender com todos e com as trocas experiência com os profissionais que atuam na entidade”, frisou.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Como Ajudar

Faça parte da rede de solidariedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo. Você pode colaborar de diversas formas: doando dinheiro, sendo voluntário, ou doando materiais e alimentos. Escolha a forma que mais combina com você e ajude a transformar vidas. Clique no botão abaixo e saiba mais.

bottom of page