Fundação Beneficente Lucas Araújo entrega obras de melhorias

Além de proporcionar mais conforto e acolhimento,

reformas atendem às legislações vigentes

A Fundação Lucas Araújo completa em 2023, 95 anos de atividades voltadas aos idosos e às crianças. Ao longo de quase um século de trabalho, muitos desafios foram superados e conquistas marcaram a trajetória, tudo feito com a ajuda de muitas mãos: coordenação, colaboradores e comunidade. Na sexta-feira, 14, a Entidade reuniu autoridades, amigos e equipe para reinaugurar as instalações da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José. As adequações e melhorias possibilitam que funcionários e idosos tenham mais conforto, segurança e qualidade de vida.

A solenidade contou com a presença de lideranças, autoridades, funcionários e colaboradores da Entidade. Para o diretor, Luiz Costella, o momento marca um importante processo vivido pela Fundação e pela ILPI. Ele fez um resgate histórico desde a inauguração, em 1928, passando pelas principais reformas e movimentações como a transferência dos idosos para o endereço atual em 1962, a construção do refeitório, cozinha e dormitórios em 1980, até chegar às adequações dos vestiários, corredores e banheiros adaptados entre os anos de 2020 e 2022. Todas as melhorias culminaram em 2023 com a entrega oficial. “Para nós é uma alegria muito grande poder marcar todo esse esforço e celebrar junto da comunidade essas transformações. Foi um processo desafiador que precisou da ajuda de muitas mãos e por isso somos gratos ao Ministério Público, Prefeitura, Vigilância Sanitária, Conselho do Idoso, aos parceiros, aos membros do Conselho, que sempre nos apoiaram e estiveram conosco na caminhada”, ressaltou, pontuando que os investimentos demandaram um esforço conjunto em busca de recursos.

Presente no evento, o promotor Denilson Belegante, destacou o compromisso da Fundação em atender as orientações, sugestões e os prazos estipulados pelo Ministério Público. Ele observou que sempre sentiu, por parte da Fundação, a vontade de mudar e buscar melhorar as condições das pessoas que residem na ILPI. “É um lugar onde vemos que há cuidado, há atenção e vontade de oferecer um serviço humanizado e com carinho, transformando uma ILPI em uma casa, de fato. Vemos sempre muita presteza em atender aos chamados, solicitações e orientações do Ministério Público, mesmo diante de uma pandemia que desafiou a todos. Vemos que os idosos são bem tratados, bem cuidados e que bom se todas as casas tivessem esse compromisso”, pontuou.

A promotora Cristiane Cardoso também participou do ato e em sua fala comentou sobre o empenho da Entidade em estar em constante transformação. Segundo Cristiane, mais do que uma ILPI, a Fundação oferece um lar. “Acompanho há muitos anos a Fundação e em todo esse tempo sempre vi muito cuidado e comprometimento. Sabemos que os desafios são grandes, mas vemos que a Entidade busca, nas parcerias, com seus recursos próprios e com a relação com a comunidade, encontrar as melhores soluções para oferecer um atendimento adequado aos idosos”, frisou.

Presidente da Diretoria da Fundação, o Pe. Darci Treviso fez uma relação entre a fé e a Entidade. Para ele, a Fundação permite que funcionários, colaboradores e a própria comunidade possam vivenciar a fé viva, aquela que vem das obras. “A fé sem obras é morta, disse Tiago no Evangelho. E aqui na ILPI temos a oportunidade de colocar isso em prática, de viver o amor e a caridade. Sim, com cuidado, com profissionalismo, mas com muita atenção e carinho para com o próximo”, disse.

A celebração contou com a benção do Arcebispo Dom Rodolfo Weber e com uma visita guiada pela casa.